Escola São Geraldo promove Concurso de Redação

19 de Dezembro de 2016

“A escola dos meus sonhos seria um lugar onde as pessoas não são julgadas pelo que elas têm.” Dessa e de muitas outras formas alunos do Ensino Fundamental II e Médio da Escola São Geraldo (ESG) dissertaram sobre “A escola dos meus sonhos”, tema proposto no 1º Concurso de Redação da instituição, realizado em novembro.

De acordo com a coordenadora pedagógica Vanilza Gouvea, a iniciativa teve como propósito valorizar e estimular a reflexão sobre o ambiente escolar. “Escola é uma espaço de interação. Então, encorajamos a escrita deles para que pudéssemos compreender melhor seus anseios e responder às demandas e tendências educacionais”, ressalta. 

Vencedores

Muitas redações participaram do concurso. Todas elas, entretanto, seguiram algumas regras, como, por exemplo, ter tamanho entre 15 e 30 linhas; ser escrita pelo estudante sem ajuda de terceiros e uso da norma culta da língua portuguesa.
 
Os ganhadores desta edição foram premiados no dia 28 de novembro. São eles: Sarah Helena Stabenow Waichert (9º ano A); Letícia Galvani Garioli de Oliveira (6º ano A); Gustavo de Araújo Marques (1º ano A); Fernanda Ferreira Ramos (1º ano A) e Isabella Silva Mello (7º ano B). 

Trechos

Confira, abaixo, trechos das redações vencedoras do 1º Concurso de Redação da Escola São Geraldo.

“Muitos dizem que a escola dos sonhos é aquela grande, com tecnologias avançadas e com conforto, mas isso não basta. A escola dos meus sonhos seria um lugar onde as pessoas não são julgadas pelo que elas têm. Seria um lugar onde os professores não são sempre sérios e mal-humorados e sim, carismáticos e preocupados com seus alunos. Seria um lugar para se fazer novos amigos. Seria um lugar onde não ocorrem agressões físicas, verbais ou psicológicas e onde pessoas de religião e cultura  diferentes não são excluídas do meio social.” - Sarah Helena Stabenow Waichert (9º ano A)

“Nos meus sonhos existe um lugar onde nossos desejos se tornam realidade. É um lugar alegre, com pessoas educadas, comidas gostosas e um pátio enorme para brincar e conversar com meus amigos. Onde o amor é cultivado, amizades nascem e florescem, os dias começam e terminam com sorrisos; quando a tristeza vem, um grande abraço vem logo atrás.” - Letícia Galvani Garioli de Oliveira (6º ano A)

“A escola dos meus sonhos é aquela que os alunos aprendem os conceitos básicos, onde o professor ensina com paciência e de uma maneira diversificada, considerando as dificuldades de cada um. Além disso, é de extrema importância ter atividades culturais, esportivas e o fortalecimento dos laços entre família e escola, pois a maior parte da educação é responsabilidade dos pais e, os alunos que são responsáveis por formar uma escola, logo , o professor só consegue ensinar quando os alunos estão dispostos a aprender.” - Gustavo de Araújo Marques (1º ano A)

“A escola dos meus sonhos é uma escola bem estruturada, que ofereça espaço para o desenvolvimento de aulas de campo, atividades de lazer e que possa oferecer oficinas de acordo com os interesses dos alunos. Quero  uma escola que saiba ouvir seus estudantes, que proporcione apoio psicológico, passeios para aulas de campo, viagens em grupo e, acima de tudo, uma educação de qualidade a partir de aulas teóricas e práticas que realmente preparem seus alunos para o futuro e desperte em cada estudante o interesse pelo conhecimento usando para debate em sala de aula temas atuais que são vivenciados pela sociedade, a fim de proporcionar um melhor conhecimento.” - Fernanda Ferreira Ramos (1º ano A)

“A escola dos meus sonhos, não poderia ser só facilidade, só brincadeira. Se é na escola que se forma um grande profissional, preciso esperar dela um ensino , com professores capacitados, dispostos a ensinar com dedicação, sabedoria e,  acima de tudo, paciência e amor. Uma escola que valorize o professor, o aluno, o porteiro, a tia da cantina e que todos estejam nela por vontade própria. Que não seja um sacrifício.” - Isabella Silva Mello (7º ano B)


DEIXE SEU COMENTÁRIO